por Énia Dára Medina
2018 já está aí e junto dele expectativas para um ano melhor nos negócios. Afinal, 2017 não foi nada fácil, principalmente, para os pequenos empreendedores.
Mas as possibilidades de negócios vêm ampliando a cada dia. A principal característica? A busca por sustentabilidade e consumo consciente.
Nos Estados Unidos e Europa esses negócios já possuem grande fatia do mercado e, no Brasil, os próximos anos trazem grandes promessas.
Aproveite essas dicas de tendências e invista em sua empresa!
1. Alimentação alternativa
A alimentação saudável vem aumentando consideravelmente nos últimos meses. Engajada por estilos de vida mais naturais e também através dos movimentos como o fitness e vegan, o consumo alternativo tem ganhado destaque. O consumidor atual é mais moderado, come e bebe menos, não fuma e se preocupa com o meio ambiente. Os veganos, por exemplo, por questões de saúde e políticas, optam por uma alimentação livre de derivados animais, além de também não consumirem produtos testados em animais.
Há muita inovação e criatividade nesse mercado, novos pratos e uma grande variedade de cardápio resultante do crescente número de empresas especializadas no setor. Uma das novidades são os bowls (tigela, em português), seguindo a tendência das refeições no pote.
Esse mercado também se caracteriza pela busca por produção local, através de produtos com menos agrotóxicos e da agricultura familiar e por produtos livres de lactose e glúten.
2. Cosméticos
Num mercado saturado por muitos produtos mas pouca inovação, a aposta é por produtos naturais. Seguindo a tendência do consumo sustentável, a busca é por fabricação artesanal, produtos pouco ou nada poluentes e não testados em animais.
Outra grande fatia é o mercado masculino com a maior busca dos homens por alternativas para sua vaidade. E ainda a busca por maquiagem masculina é uma dos destaques.
3. Saúde e bem-estar
O movimento voltado para busca por um propósito maior de vida, vem motivando milhões de pessoas no mundo inteiro.
Desde a prática de atividades físicas ao ar livre e voltadas para o desenvolvimento do corpo, da mente e da alma, como a yoga, até a preocupação por produtos com embalagens recicláveis vem trazendo à toda uma transformação no mercado.
Diminuir os impactos no meio ambiente, consumir com mais consciência e ser sustentável tem estado presente nos hábitos dos consumidores.
4. E-commerce
Uma grande alternativa para micro e pequenas empresas, o E-commerce (comércio online) vem ganhado destaque cada vez maior.
Principalmente nos setores da moda e da beleza, as vendas online atendem à uma porção considerável do mercado.
Além de superar barreiras físicas e permitir um investimento menor, as lojas online permitem ao consumidor receber informações em tempo real, em múltiplos canais como as redes sociais, de maneira a permitir o compartilhamento de experiências.
5. Brechós
Destaques no segmento da moda, os brechós vêm ganhando adeptas Brasil afora.
Democráticos e sustentáveis, os brechós são uma alternativa para o consumo desenfreado. Aproveitar o velho em vez de comprar o novo, agora é moda.
As vendas online estão nas principais possibilidades de negócio. Reutilizar as coisas é uma tendência mundial, o importante é saber o seu público e o que ele busca!
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