Série "A Influência Negra no Carnaval" - Conheça um pouco da história dos blocos afros de Salvador - Bloco Afro Olodum


por Énia Dára Medina


Vamos viajar pelo carnaval afro no Brasil? Começamos por Salvador. Berço do samba-reggae, ritmo que embala em muito o carmaval de Belo Horizonte.

Hoje vamos falar da história do Olodum. A maior banda percussiva do planeta!

Bloco afro fundado no dia 25 de abril de 1979 no bairro do Pelourinho, Salvador/BA, criado para preservar e enaltecer a cultura afro-brasileira através da música, especialmente o ritmo samba-reggae. Olodum, no dialeto iorubá é contração de Olodumaré, Deus dos Deuses iorubás. Atualmente possui diversas vertentes de trabalho:
  • Banda Olodum: surgiu em 1987 e seu primeiro Álbum foi “Egito, Madagascar”. Foi sucesso desde sua estréia alcançando o topo das paradas musicais com o single “Faraó”. “O grupo possui no currículo vinte e cinco CD's e LP's gravados, sendo onze nacionais e quatorze internacionais com mais de cinco milhões de cópias vendidas.” 
  • Escola Olodum: Segundo a entidade a Escola Olodum é pioneira na educação popular afro-brasileira. Com 30 anos de existência, o projeto preserva e valoriza a cultura negra, buscando construir uma identidade cultural para crianças e adolescentes. Uma referência inovadora de inclusão social com reconhecimento internacional, que revela grandezas além do toque do tambor, com atividades que tem como objetivo valorizar o potencial de crianças, adolescentes e jovens por meio de linguagens que possibilitem a inclusão social e digital, trabalhando paralelamente a questão da cidadania étnico-cultural. 
  • Bando de Teatro Olodum: Surgido em 1990, é responsável pela formação de atores negros e traz narrativas acerca do contexto afrodescendente. Hoje conta com 30 integrantes oriundos de oficinas e seleções promovidas regularmente. 
As cores do Bloco Afro Olodum são: verde que representa as florestas equatoriais da África, vermelho que representa o sangue dos guerreiros negros, o amarelo que representa o ouro e as riquezas africanas, o branco que representa a paz mundial e o preto que representa o tom de pele negra. Estas cores conhecidas internacionalmente como as cores da diáspora africana e constituem uma identidade contra o racismo e a favor dos povos descendentes de África.

 Bloco Afro Olodum

  Bloco Afro Olodum

 Bloco Afro Olodum

O tema do carnaval 2018 do Olodum será Deusa das Águas - Oceanos, Rios e Lagos. "O bloco quer ir para às ruas para conscientizar as pessoas sobre a escassez de água no mundo, chamar atenção para a crise hídrica e as desigualdades sociais geradas por conta desta ausência."


***

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário! Acompanhe o blog da Feira Ébano e nossa série de carnaval!

E lembre-se de confirmar presença no evento da Feira Ébano de Carnaval! https://goo.gl/s6rPRT


















0 comentários:

Postar um comentário