Série "A Influência Negra no Carnaval" - Conheça um pouco da história dos blocos afros de Salvador - Bloco Afro Malê Debalê


por Énia Dára Medina

Vamos viajar pelo carnaval no Brasil? Começamos por Salvador. Berço do samba-reggae, ritmo que embala em muito o carnaval de Belo Horizonte.

Hoje vamos falar da história do Bloco Afro Malê Debalê!

O Malê Debalê é um bloco afro que foi fundado no dia 23 de março de 1979 no bairro Itapuã, Salvador - BA. Seu nome e sua diáspora são homenagens à maior revolta escrava urbana até então ocorrida, a Revolta dos Malês que aconteceu no dia 25 de janeiro de 1835 na cidade de Salvador. 

O termo Debalê, surge a partir da palavra “bali” que no dialeto iorubá, significa felicidade. Dessa forma traduzimos Malê Debalê como “negros da felicidade” ou “negros felizes”. 

Suas cores são vermelha, branca, amarela, preta e verde, as cores da unidade africana. Sua instrumentação são o surdo de marcação, tamborins, tumbadoras, surdos de repique, taróis e caixas e também o berimbau, introduzido pelo Mestre Ulisses. 


Bloco Afro Malê Debalê


Bloco Afro Malê Debalê

O tema do carnaval 2018 do Malê Debalê é Nzinga, Jokonas e Francisca: Um poder Feminista.


***

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário! Acompanhe o blog da Feira Ébano e nossa série de carnaval!

E lembre-se de confirmar presença no evento da Feira Ébano de Carnaval! https://goo.gl/s6rPRT




0 comentários:

Postar um comentário