Sobre pedras, tropeços e recomeços

Olá, Ébanoooooos! Tudo bem?

Vocês tem noção do tamanho da nossa alegria em finalmente estarmos escrevendo este post?

Pra quem nos acompanha, sabe que estivemos um tempinho “em off”. Não foi um período tããão longo, mas foi muuuito necessário para que pudéssemos agora estar aqui conversando com vocês.

Reprodução/Pinterest
No último dia 04 de maio, completamos 3 anos de realização da Feira Ébano 🎉e resolvemos, com isso tudo, comemorar de um jeito diferente. Aniversário é uma boa data para se consolidar mudanças, né! 

Bom, nesse meio tempo, estivemos pensando muito sobre sonhos e planos de vida. Independente de quais sejam, desde crianças temos, mesmo que com o tempo alguns se desfaçam, ou se transformem e outros tomem este lugar. E continuamos refletindo.

Em meio a muitas lembranças, veio uma muito especial, em um passado não tão distantes (rs), na extinta Casa Dandara onde, com nossas tranças enfeitadas e roupas coloridas, acompanhávamos dona Carmen, nossa mãe, nas diversas atividades desenvolvidas por ela com jovens da região.

Sem entender ainda a importância que tudo aquilo significava na vida daqueles jovens e suas famílias, já nos encantávamos. Naturalmente seguimos a mesma direção e, entre uma aula, oficina, palestra ou bate-papo, a coisa foi se estendendo até a fase adulta. E, na hora de fazer escolhas mais concretas na vida, lá fomos nós, coração aberto, carregadas de amor, alguma experiência mas muita disposição e persistência nas mãos: "Imagine quantas vidas não poderiam ser tocadas!" 

Mas uma coisa que sempre nos mexeu era o fato de que, mesmo planejando, algumas questões inesperadas sempre apareciam no caminho, transformando um pouco nossas histórias.

Bom, tropeçar não é tão ruim, né! Afinal, somos humanos e nada nos define tão bem quanto a nossa capacidade de superação. Mas, até há pouco, apesar dos esforços e do otimismo, encarávamos apenas como obstáculos ao nosso objetivo, como mostras de que talvez não era pra ser.

E foi aí que decidimos parar. Parar e avaliar quais seriam então essas “mensagens do universo”. 

Hoje somos responsáveis pela maior feira afro de Minas, com extrema significância em nossas vidas e nas vidas das centenas de pessoas atingidas/envolvidas. Confessamos que temos certo pesar em não termos conseguido dar o retorno que gostaríamos à todos, abraçado mais pessoas ou termos nos afastado de algumas que muito acreditávamos. Maaas, como dissemos, somos humanos, né! E esperamos que justamente essa humanidade nos permita preencher esse hiato existente.

E para sermos sinceras, lá atrás, quando resolvemos abrir as portas do nosso ateliê (posteriormente transformado na possibilidade da realização de uma pequena feira ou bazar) e convidamos uma parceira para a realização deste sonho, apesar dos desejos, não sabíamos no que se transformaria. Nossa intenção até ali era levar às pessoas aquilo que amávamos e acreditávamos: a grandiosidade dessa nossa cultura afro, que é bela, diversa e que há ainda muitas riquezas a serem mostradas.

Ao fazermos toda essa avaliação, nos recordamos desse dia 04/05/2014, e nos lembramos do que significou para nós e para cada pessoa presente. E é por isso que a gente não pode parar.

A gente vai conseguir sim!
Reprodução/Pinterest

Por isso, (hey!) você que está lendo este post agora, os tropeços são inevitáveis, pedras também. Mas quando se tem persistência e fé, as coisas podem ser diferentes. É como já diziam nos primórdios: “se a vida te der um limão…”.

E sem saber, encontramos caminhos e resposta que nem imaginamos. Você se fortalece e segue (firme) em frente. Por que a vida não para e, a cada dia que vivemos, ela nos proporciona mais um dia para aprender, conhecer, encantar e respeitar as diferentes alternativas. 

E essa foi uma grande lição desse período: temos nossos valores, missões, crenças e objetivos sim, mas que possamos ser também um livro aberto a ser completo com muitas histórias, gostos, vontades e experiências ainda.

Experimente também!

Ah! E lembra que dissemos que desejávamos comemorar de um jeito diferente, achamos que, pra começar, uma boa maneira, é justamente relembrando todos esses momentos maravilhosos que dividimos com vocês. Pra gente se sintonizar e se fortalecer todos os dias. E quem sabem quais  outras surpresas podem vir por aí?

Vem com a gente! É só você ficar ligado lá nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e por aqui também. Bora somar!

“As pegadas das pessoas que andaram juntas nunca se apagam.” (Provérbio africano)

A gente agradece a força!

Grande abraço e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário